O Botafogo do Rio de Janeiro entrou em campo em 1992 com a responsabilidade de ser o favorito ao título do Campeonato Brasileiro. O time carioca tinha um elenco de respeito, com jogadores experientes e habilidosos em todas as posições.

O técnico era Paulo Emílio, que apostou em novas contratações para reforçar a equipe. O lateral-direito Márcio Santos e o zagueiro Gonçalves foram os principais nomes trazidos para a defesa, enquanto o meia Luizinho Vieira e o atacante Beto eram as novidades do setor ofensivo.

O Botafogo começou bem o campeonato, com vitórias importantes sobre Cruzeiro, Corinthians e Internacional. O time mostrava um futebol vistoso e envolvente, com a habilidade de Donizete e a garra de Carlos Alberto Santos.

No meio da temporada, o Botafogo perdeu Luizinho Vieira, negociado com o futebol japonês. Mas a equipe soube se recuperar e continuou na liderança do Brasileirão, com grandes jogos de Flávio Conceição, Píter e Maurício.

Um dos jogos mais marcantes da campanha aconteceu no Maracanã, contra o Santos. O Botafogo precisava da vitória para se manter na liderança, e conseguiu um triunfo emocionante por 2 a 1, com gols de Donizete e Maurício. A torcida alvinegra delirou com a atuação da equipe, que mostrou raça e técnica para reverter o resultado.

Nos últimos jogos do Brasileirão, o Botafogo acabou perdendo a liderança para o São Paulo, que foi campeão na última rodada. Mas o time carioca terminou a competição em segundo lugar, com um saldo positivo para a torcida.

O elenco do Botafogo em 1992 contava com grandes jogadores, como Ricardo Cruz, Nelson, Josimar, Carlos Alberto Santos, Flavio Conceição, Píter, entre outros. Mas o grande destaque da equipe foi Donizete, que marcou 21 gols na competição e se consagrou como artilheiro.

Não foi dessa vez que o Botafogo levantou o troféu do Campeonato Brasileiro, mas a torcida alvinegra pode se orgulhar da campanha do time em 1992. O elenco foi escolhido como o melhor do Rio de Janeiro, e Donizete recebeu o prêmio de melhor atacante do Brasileirão.

Em resumo, a temporada de 1992 foi marcante para o Botafogo, que entrou como favorito para vencer o Campeonato Brasileiro. Embora não tenha conquistado o título, o time mostrou talento e garra em campo, e teve grandes momentos de emoção para a torcida.