O México é um país apaixonado por esportes, assim como a maioria dos países da América Latina. Entre os vários esportes praticados pelos mexicanos, o futebol é o grande favorito. Com inúmeras conquistas no esporte, o México é uma potência em ascensão no cenário futebolístico mundial.

História do Futebol no México

O futebol chegou ao México através dos espanhóis no século XIX, e logo se tornou um esporte muito popular na região. Em 1902, a primeira partida de futebol foi realizada no país, e desde então, o esporte só cresceu. O primeiro clube de futebol fundado no México foi o Orizaba Athletic Club, em 1898. Desde então, vários outros clubes foram surgindo, como o América, Chivas, Cruz Azul, Pumas, Tigres, entre outros.

Em 1927, a liga profissional de futebol foi fundada no México, fazendo com que o esporte se tornasse ainda mais popular e competitivo. A seleção mexicana de futebol também tem uma longa história no esporte, tendo participado de quinze edições da Copa do Mundo FIFA, alcançando a fase de quartas de final em dois torneios (1970 e 1986).

Torcidas Apaixonadas

Assim como em outros países onde o futebol é o esporte favorito, as torcidas mexicanas são apaixonadas e intensas. Os jogos do campeonato nacional mexicano, conhecido como Liga MX, são cheios de energia e emoção, com torcedores vestidos nas cores de seus clubes, cantando e torcendo pelas equipes. Alguns dos clubes mexicanos têm torcidas especialmente famosas e apaixonadas, como a “La Rebel” do Cruz Azul e a “La Barra del Diablo” do Toluca.

Grandes Conquistas do México no Futebol

O México tem várias conquistas importantes no futebol, tanto em nível nacional quanto internacional. O clube América é o mais bem-sucedido do país, tendo vencido treze títulos de campeonato nacional e sete títulos da Liga dos Campeões da CONCACAF. Outros clubes mexicanos também tiveram grandes conquistas, como o Chivas (dois títulos da Liga dos Campeões da CONCACAF) e o Tigres (um título da Liga dos Campeões da CONCACAF e um vice-campeonato do Mundial de Clubes da FIFA).

A seleção mexicana de futebol também tem feitos impressionantes, tendo conquistado várias edições da Copa Ouro da CONCACAF, além de ter sido vice-campeã da Copa das Confederações FIFA em 1999. O México também sediou duas Copas do Mundo: em 1970 e 1986.

Conclusão

O futebol é o esporte favorito do México, e é fácil ver o porquê. Com uma história rica no esporte, torcidas apaixonadas e grandes conquistas, o México é um país que realmente se destaca no mundo do futebol. Seja torcendo pelo país ou pelos clubes locais, é certo que a paixão dos mexicanos pelo futebol é inegável.